Páginas

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Guatemala: Relevo e Hidrografia.

Relevo : No geral, o país é montanhoso, porém ao norte, se encontra uma zona baixa e de selva (Petén).
A Serra Madre penetra em Guatemala dividida em dois ramais: Serra Madre e Serra dos Cuchumates. Além disso, a mesma atravessa o país de oeste a leste, corre paralela ao Pacífico e se prolonga até Honduras pelo Cerro Oscuro. Dela se originam vários sistemas secundários: o das montanhas Chuacús e as serra das Minas, do Mico, e da Estrella.

  Guatemala é um dos países mais vulcânicos do mundo. Destacam-se os de Tajumulco (4.210 m), o pico mais alto da América Central, Tacaná (4.064m), na fronteira com o México, Fuego (3.835 m), Santa Maria (3.768m) e o d'Agua (3.752 m).




Hidrografia :As costas do mar de Antilhas estão compreendidas no golfo de Honduras, onde se encontram as ilhas de Turnefle e a baia de Amatique. As do Pacífico, mais extensas, caracterizam-se por uma sucessão de baías abertas. O país se divide em duas vertentes hidrográficas: A do mar de Antilhas, de grande extensão, compreende, entre outros rios, o Usumacinta, que deságua em direção ao golfo do México, e o Motagua, que desemboca no golfo de Honduras. A do Pacífico, menos importante, compreende de lesta a oeste os seguintes rios: Suchiate, que limita com México, Naranjo, Tilapa, Samalá, Nahialate, Madre Vieja, Coyolate, Guacalate, Michtoya, Esclavos e da Paz, que formam parte da fronteira com El Salvador. O território conta com numerosos lagos. Os principais são: Izabal, o maior do país, Atitlán, Petén Itzá, Amatitlán e Ayarza.

6 comentários: