Páginas

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Cultura da Guatemala

Um dos aspectos cultural os mais intrigantes é a variedade infinita e exótica do artesanato e roupa tradicional da população Maia de Guatemala. A música e a dança tradicional caracterizam também em muitos festivais religiosos Maias ;

Gastronomia:Na culinária cotidiana da Guatemala o milho é rei e senhor: Tortilhas, Tamalintas, Pishtones, Tacos, Enchiladas, Chuchitos, etc., têm o milho como ingrediente principal.

Religião:Predomina o catolicismo, embora a igreja não seja oficial. Há também uma minoria judaica e diversas denominações protestantes.

Literatura:A figura de maior destaque nas letras guatemaltecas é Miguel Ángel Asturias, que recebeu em 1967 o Nobel de Literatura. Seu interesse pelas raízes do povo se expressa em todas as suas obras, com freqüentes alusões a mitos indígenas.

Artes:O contraste entre o estilo de vida moderno da cidade de Guatemala, capital e centro da vida cultural do país, e os costumes e tradições dos descendentes do povo Maia, dotam o país de uma grande diversidade cultural e artística.

Feriados nacionais importantes: 1 de Janeiro - Ano Novo; 28 de Março - Quinta-feira Santa; 29 de Março - Sexta-feira Santa; 1 de Maio - Dia do Trabalhador; 30 de Junho - Festa do Exército; 29 de Julho - Visita do Papa; 15 de Agosto - Assunção de Nossa Senhora; 15 de Setembro - Dia da Independência; 20 de Outubro - Festa da Revolução; 1 de Novembro - Dia de Todos os Santos; 24 de Dezembro - Véspera de Natal; 25 de Dezembro - Dia de Natal; 31 de Dezembro - Réveillon do Ano Novo.

Festivais: A Semana Santa na Antígua é a mais importante. Carpetes alegre, feitos de serragem e flores são postos ao longo da procissão. Outros festivais incluem o Dia dos Mortos (o primeiro de Novembro) celebrações em Todos Santos Cuchumatan (espetacular corrida de cavalos) e gigantescos papagaios de papel em Sacatepequez de Santiago; Festival das Orquídea em Cobán em Novembro; Festa Religiosa de Santo Tomás em Chichicastenango em Dezembro.












Condições Sociais da Guatemala.

Emprego:Segundo cifras da Secretaria Geral do Conselho Nacional de Planejamento Econômico (SEGEPLAN ) , em 2004, a população ativa de Guatemala ascendia a 4,99 milhões de pessoas..

Educação:Cerca de 71,3% dos adultos guatemaltecos estavam alfabetizados em 2004. A educação é gratuita para todos os níveis, mas, devido a escassez de escolas públicas, existem muitas instituições de caráter privado. A educação é obrigatória entre os cinco e os quinze anos.

Saúde e qualidade de vida:

Desde 1946 se estabeleceu por lei um programa da Seguridade Social que exigia a participação de todas aquelas pessoas que tinham contratados a cinco ou mais trabalhadores. Graças a este programa ficam cobertas as baixas por acidente, maternidade, hospitalização e doenças, assim como as pensões dos aposentados. Em Guatemala, a esperança de vida é de uma média de sessenta e dois anos; existe uma cama de hospital para cada mil habitantes.
Na atualidade, o Ministério de Saúde Pública e Assistência Social guatemalteco estabeleceu a Rede de Serviços de Saúde









Economia da Guatemala.

A Guatemala é um país com uma economia assente, sobretudo, na agricultura, que, não só emprega metade da população ativa, como representa 25% do PIB e 60% das exportações. As principais produções agrícolas são o café, o cardamomo (planta aromática e de aplicação terapêutica), a cana-de-açúcar, a banana, o feijão, os legumes e o algodão. A criação de gado para exportação tem igualmente um peso económico significativo. Graças principalmente aos incentivos governamentais dados ao turismo, o sector terciário tem visto a sua importância aumentar.
 Quanto à indústria, apesar de ser a mais desenvolvida da América Central, encontra-se ainda numa fase de desenvolvimento onde as indústrias transformadoras de alimentos, de produtos farmacêuticos, da borracha e de têxteis e a indústria ligada à construção civil têm desempenhado um papel importante. Os principais parceiros comerciais da Guatemala são os Estados Unidos da América, o México, El Salvador e as Honduras.
 A agricultura emprega 38,7 % da população ativa e constitui 22,2 % do PIB (2006). Deve-se, justapondo dois modos de produção. O café, a bengala à açúcar e a banana, produzidos em grandes exploraçõesla côte Pacifique, são destinados à exportação, A silvicultura é um importante setor da economia, as florestas o do Guatemala que produzem madeira.
 A produção mineira permanece fraca apesar da exploração diversos minérios (níquel, em redor do lago Izabal, cobre, antimónio, tungsténio, de chumbo e zinco). A extração do petróleo começou em 1975 no norte do país.
A unidade monetária do Guatemala é o quetzal, dividido em 100 centavos.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Cultura da Polônia

Literatura Polonesa

A singularidade, a peculiaridade, a fascinante diversidade, mas também o hermetismo (que dificulta uma transcendência internacional) da literatura polaca devem-se às relações dela com a complicada e dramática história da Polónia. Desde os inícios (os primeiros textos literários escritos em polaco datam do século XIII) até ao final do século XVIII a literatura polaca, literatura dum país livre (e no século XVI até duma potência), vive todas as aventuras e mudanças da literatura europeia, e produz grandes poetas que marcam as épocas deles, como Jan Kochanowski, Mikołaj Sęp Sarzyński ou Ignacy Krasicki, que estão entre os melhores criadores europeus do Renascimento, Barroco e Iluminismo, respetivamente.
     Após a queda do comunismo em 1989, na literatura polaca aparecem, ou adquirem uma notável força de expressão, novas tendências, das quais as mais importantes e literariamente interessantes parecem ser as tentativas de procura, na complicada história moderna, das próprias raízes espirituais ou da própria “pequena pátria” (novelas de Paweł Huelle, Stefan Chwin, Antoni Libera), e também as tentativas de introdução na literatura dos sinais e ícones da cultura massiva, e da linguagem dos meios de comunicação modernos.

Música Polonesa

Os vestígios mais antigos da cultura musical em terras polacas provêm de escavações pré-históricas, e incluem instrumentos musicais (por exemplo tambores de argila do período neolítico), observações dos cronistas medievais (sobretudo de Gallus Anonymus [Gaulês Anónimo]), documentos eclesiásticos (proibições estabelecidas por sínodos e legados papais), e diversos escritos relativos ao canto e a costumes ligados à dança e ao bater palmas. A presença da música profissional da Europa Ocidental data na Polónia da segunda metade do século X. Dentre os monumentos musicais preservados, os mais antigos remontam aos séculos XI-XII, e graças às contínuas pesquisas, o número deles está constantemente a crescer
     Com motivo do 200º aniversário do nascimento de Fryderyk Chopin, a Filarmónica Nacional, em colaboração com o Instituto Nacional de Fryderyk Chopin, preparou uma série de concertos extraordinários que decorreram entre o 22 de fevereiro e o 1 de março de 2010, ou seja, entre as duas possíveis datas do nascimento do compositor. Este acontecimento cultural fez com que Varsóvia acolhesse toda a plêiade das maiores estrelas do piano mundial. Atuaram: Daniel Barenboim, Piotr Anderszewski, Leif Ove Andsnes, Rafał Blechacz (que inaugurou as comemorações), Dang Thai Son, Evgeny Kissin, Garrick Ohlsson, Janusz Olejniczak, Murray Perahia, Ivo Pogorelić e Yundi Li. Os artistas foram acompanhados pela Orquestra do Século XVIII de Frans Brüggen e pela Orquestra da Filarmónica Nacional, sob a direção de Antoni Wit.


Cinema Polones

O cinema polaco, que em várias ocasiões ao longo da sua história centenária marcava as tendências da cinematografia europeia, vive hoje em dia um período de renascimento.
      Em meados dos anos 50 do século XX, quando o regime comunista estava a perder a clareza ideológica dele, o cinema polaco conseguiu, na maioria dos casos, não sucumbir às pressões propagandísticas das autoridades, e pôr-se do lado da sociedade. Foi precisamente naquela altura quando se desenvolveu uma das correntes artísticas mais importantes na história do cinema polaco, nomeadamente a “escola polaca do cinema” (1956-1961). Os criadores desta corrente eram artistas jovens, nascidos nos anos 20, cuja principal experiência geracional era a guerra e a posterior transformação do sistema político. A intensidade desta experiência, ligada à excecionalidade do talento deles, produziram a singularidade artística da escola. O que se tornou a característica distintiva mais importante dela, foi o diálogo que os criadores estabeleciam com o público, que era um diálogo enormemente emocional, quase psicoterapêutico, e no qual se abordavam temas de maior atualidade.

Guatemala: Relevo e Hidrografia.

Relevo : No geral, o país é montanhoso, porém ao norte, se encontra uma zona baixa e de selva (Petén).
A Serra Madre penetra em Guatemala dividida em dois ramais: Serra Madre e Serra dos Cuchumates. Além disso, a mesma atravessa o país de oeste a leste, corre paralela ao Pacífico e se prolonga até Honduras pelo Cerro Oscuro. Dela se originam vários sistemas secundários: o das montanhas Chuacús e as serra das Minas, do Mico, e da Estrella.

  Guatemala é um dos países mais vulcânicos do mundo. Destacam-se os de Tajumulco (4.210 m), o pico mais alto da América Central, Tacaná (4.064m), na fronteira com o México, Fuego (3.835 m), Santa Maria (3.768m) e o d'Agua (3.752 m).




Hidrografia :As costas do mar de Antilhas estão compreendidas no golfo de Honduras, onde se encontram as ilhas de Turnefle e a baia de Amatique. As do Pacífico, mais extensas, caracterizam-se por uma sucessão de baías abertas. O país se divide em duas vertentes hidrográficas: A do mar de Antilhas, de grande extensão, compreende, entre outros rios, o Usumacinta, que deságua em direção ao golfo do México, e o Motagua, que desemboca no golfo de Honduras. A do Pacífico, menos importante, compreende de lesta a oeste os seguintes rios: Suchiate, que limita com México, Naranjo, Tilapa, Samalá, Nahialate, Madre Vieja, Coyolate, Guacalate, Michtoya, Esclavos e da Paz, que formam parte da fronteira com El Salvador. O território conta com numerosos lagos. Os principais são: Izabal, o maior do país, Atitlán, Petén Itzá, Amatitlán e Ayarza.

Guatemala: História e sua Política

  A Guatemala é o berço da civilização maia, cujo centro era a região de Petén, o que justifica as características únicas da cultura guatemalteca no quadro da cultura centro-americana. De 2500 a. C. até ao século X d. C., os Maias viveram uma era florescente, entrando depois em declínio até serem subjugados pelo conquistador espanhol Pedro de Alvarado, em 1523. O período de domínio espanhol, marcado pelo fraco desenvolvimento comercial, durou até 1821, ano da declaração da independência das colónias centro-americanas feita na Cidade da Guatemala, sendo a Guatemala, no entanto, anexada pelo Império mexicano até 1823, passando depois a fazer parte das Províncias Unidas da América Central até 1839. Em 1871 teve início uma revolução que culminou com a subida ao Poder de Justo Rufino Barrios em 1873, que iniciou um programa de desenvolvimento económico baseado no investimento em grandes propriedades produtoras de café. A Barrios sucederam-se duas ditaduras: a de Manuel Estrada Cabrera (1898-1920) e a de Jorge Ubico (1931-44), caracterizadas pelo despotismo político interno e pelo favorecimento dado aos investidores norte-americanos.


 
 Em 1945, uma coligação democrático-liberal, liderada por Juan José Arévalo, instituiu um quadro de reformas políticas e sociais que favoreciam os trabalhadores urbanos e os camponeses, retirando poderes aos grandes latifundiários e aos militares.
 
 Nas eleições de 1970, impôs uma política de extinção de todos os opositores, quer de partidos políticos, quer das guerrilhas rural e urbana. A descoberta de reservas petrolíferas nos finais da década de 70, no Norte da Guatemala, criou uma crise entre este país e o Belize (na altura chamado Honduras Britânicas), pois acreditava-se que as reservas se estendiam para aquele território.
 Até 1985, todas as eleições foram monopolizadas de modo a manter os militares no Poder,foi eleito o primeiro presidente civil dos últimos 15 anos - Marco Cerezo. Contudo, em vez de apaziguar o país, Cerezo promoveu o ressurgimento dos esquadrões da morte (muito activos durante as presidências militares), o que provocou a formação, por parte das várias guerrilhas, da União Revolucionária Nacional Guatemalteca (URNG). Marco Cerezo teve, também, de enfrentar várias tentativas de golpe de Estado levadas a cabo pelos militares, para além da crescente insatisfação popular. 
  Nas eleições de 1991 foi eleito presidente Jorge Serrano Elías, que cedo estabeleceu diálogo com a URNG de modo a pôr termo à situação de guerra vivida no país. Esta iniciativa, no entanto, causou reacções violentas por parte da ala direita através de acções perpetradas pelos esquadrões da morte.
  A hoje a Guatemala é uma república presidencial governada pela Constituição de 1985. Marcando o regresso dos civis ao poder, é aplicada desde 1986.

Guatemala: Clima e Vegetação

Clima : O clima é tropical húmido. A altitude introduz variações significativas quer na temperatura quer na precipitação,O clima do Guatemala apresenta temperaturas que variam consideravelmente com a altitude.
O mês de maior calor é maio com temperaturas entre 16ºC e 29ºC. O mais frio é janeiro com variações entre 12ºC e 23ºC. O mais seco é fevereiro e o mais úmido é junho com precipitações médias de 274 mm.







Vegetação :Nas regiões montanhosas, as florestas de carvalhos predominam sobre às vertentes mais baixas, rendendo o lugar às florestas de coníferas acima2 000 maltitude. Orchidées e muitas outras variedades de flores empurram ligeiramente por toda a parte no país, A fauna compreende nomeadamente cervos, macacos e pécaris, sobretudo nas terras baixas. Outros animais selvagens (jaguar, tapir, puma) vivem em pequeno número e o solo, geralmente muito fértil, é o principal recurso do Guatemala, país essencialmente agrícola.
 A floresta, muito densa, fornece madeira de valor destinada à exportação e produtos consumidos localmente.

sábado, 21 de agosto de 2010

História da polônia e a Segunda guerra mundial

A Polônia é povoada por eslavos no século I da Era Cristã. Em 966, um dos chefes tribais, o Duque Mieszko I, estabelece seu poder sobre a região, aceita o batismo católico e torna-se o primeiro rei da Polônia.
Entre os anos 1038 e 1039 eclodem insurreições contra os príncipes e a nova religião. O enfraquecimento do governo possibilita a conquista do território pela Ordem dos Cavaleiros Teutônicos, só derrotada na Batalha de Grünwald, em 1410.

A exportação de excedentes agrícolas fortalece o regime de servidão e a aristocracia latifundiária. A dinastia hereditária é então substituída por uma Monarquia na qual o rei é escolhido pelo Sejm – assembleia da aristocracia. A instabilidade daí resultante torna-se pretexto para intervenções dos países vizinhos...
Na segunda metade do século XVII, os suecos invadem o país. Contra eles unem-se austríacos, russos e dinamarqueses. As lutas que se seguem arruínam a Polônia e matam um terço da população.
No final do século XVIII, um amplo movimento por reformas resulta na adoção de nova Constituição, abrindo o Sejm à burguesia comercial e reinstalando a Monarquia hereditária.

A Polônia na segunda guerra mundial

Em 1939, a Polônia foi invadida pela Alemanha nazista e União Soviética, iniciando a II Guerra Mundial. As duas potências dividiram a Polônia entre elas; com a Alemanha ocupando todo o país depois da invasão da Rússia em 1941.

Durante a guerra, a Polônia sofreu terrivelmente, mais de 6 milhões de poloneses, metade de seus judeus, foram mortos. Nota: O filme Katyn (Paramount Pictures, 2009), o massacre não revelado da Segunda Guerra Mundial, narra que no início da guerra, por ordem dos nazistas, o exército polonês é aprisionado pelos russos, os quais foram assassinados na Floresta Katyn...


Depois da invasão de 1939, o governo polonês operou no exílio, em Londres, e foi reconhecido pelos aliados do leste. Então, durante 1941 a 1945, selos foram emitidos para uso em cartas postadas por mercadores poloneses e navios de guerra.

Emissões provisórias locais da II Guerra Mundial foram remarcadas em selos alemães de 1944-45: Brwinow, Bystrzyca Klodzka, Konskie, Krakow, Legnica, Lezajsk, Leki Szlacheckie, Niezabitow, Rudnik, Siedlce, Warsawa, Wawolnica, Wegrow, Zamosc.
Quando as forças soviéticas ocuparam a Polônia durante 1944-45, um governo mais maleável foi estabelecido pelos russos. Depois da II Guerra Mundial, as 1939 aquisições da União Soviética foram reconhecidas pelo novo regime polonês...
Em 1947, o regime comunista foi finalmente estabelecido e começou o programa de socialização... Parece que em 1952 foi emitido o primeiro selo como República Popular da Polônia...

sábado, 14 de agosto de 2010

Aspectos Físicos da Guatemala.

O Guatemala tem uma superfície total de 108 889 Km ². O território é atravessado está oeste porla Sierra Madre, cadeia montanhosa de origem vulcânica, cujo ponto culminante é o vulcão Tajumulco (4 220 m). Consequentemente, o país apresenta um relevo contrastado: as terras elevadas do Centro opõem-se às planícies costeiras da vertente Pacífica

População da Guatemala.

Em 2006 a população era do 293 545 habitando, do que equivalia a uma densidade populacional de 134,59 hab. /km2. Ás taxou de natalidade e de mortalidade são, respetivamente, de 29,88%o e 5,2%o. A esperança meios de comunicação social esvaziou e de 69,38 anos. O valor do Índice do Desenvolvimento Humano (IDH) e de 0,652 e o valor do Índice de Desenvolvimento ajustado ao Género (IDG) e de 0,638 (2001). Em termos étnicos, os mestiços representam 55% da população, os ameríndios 43%, brancos e outros 2%. O catolicismo é a religião maioritária, seguida por 75% da população. A língua oficial e o castelhano.
A maioria dos habitantes é concentrada sobre as elevadas terras do Oeste e o Centro, as terras do Norte, elas, muito pouco povoadas. Cerca de 53 % da população vive em zonas rurais. A taxa de fecundidade é elevada, com 3,59 crianças por mulher.
O Guatemala ocupa o último lugar entre os países da América central em matéria de desenvolvimento humano.

Localização geográfica da Guatemala.

A Guatemala é um país da América Central, limitado a oeste e a norte pelo México, a leste pelo Belize, pelo Golfo das Honduras e pelas Honduras e a sul por El Salvador e pelo Oceano Pacífico. Capital: Cidade da Guatemala.



domingo, 8 de agosto de 2010

População da Polônia

Segundo os dados do ano de 2003, no território da República da Polónia viviam 38,191 milhões de pessoas. Em termos de população, a Polónia ocupa o 29.º lugar no mundo e o 8º na Europa.

Em 2003 as mulheres constituíam 51,7% da população, e os homens, 48,3%. Isto significa que a cada 100 homens correspondiam 107 mulheres. Imediatamente após a Segunda Guerra Mundial, em 1946, à mesma quantidade de homens correspondiam 118 mulheres. Nas cidades vivem 61,8% dos cidadãos, e no campo, 38,2%, o qual quer dizer que a cada cem pessoas que vivem no campo correspondem 162 habitantes das cidades. Tanto nas cidades como no campo a proporção existente entre o número de mulheres e o de homens dá vantagem às mulheres, embora este fenómeno seja mais patente nas cidades

Desde há alguns anos aumenta na Polónia a esperança média de vida, e as previsões são optimistas. Prevê-se que para o ano de 2025 a esperança média de vida terá aumentado dos atuais 69 anos para 74 anos no caso dos varões, e dos atuais 78 anos para 81 anos no caso das mulheres.O cidadão médio tem hoje quase 35 anos (mulher – 37 anos, varão – 33 anos). Com o passar do tempo a taxa de natalidade cai e a quantidaade de polarcos casados diminui e a de divórcios aumenta, junto com a idependencia da mulher que hoje tem a média de apenas perto dos 30 anos ( já mais madura ) elas começam a ter filhos.
Com tantas mudanças a Polônia ainda exibe marcas da Guerra, onde a maioria da sua popualação é homogenia graças ao grande número de assassinatos nessa época que causaram uma grande mudança nas etnias que lá antes viviam. As migrações forçadas, novas fronteiras e o exterminio de 6 milhões de pessoas foram os principais motivos para essa grande mudança. Estima-se que hoje em dia de 14 a 17 milhões de Polarcos vivam fora da Polônia.

Localização geográfica da Polônia

 A Polónia ocupa as áreas centrais do continente europeu. Perto de Varsóvia fica o centro geométrico da Europa. É aqui onde se cruzam as linhas que unem os cabos Nordkinn (a Noruega) com Matapan (o Peloponeso, a Grécia) e o Cabo da Roca (Portugal) com a parte central dos Montes Urais. Pela Polónia passa também a fronteira entre o bloco continental da Europa Oriental e a Europa Ocidental. O território do país ocupa 312 683 km², o qual situa a Polónia no 9° lugar da Europa e no 63° do mundo em termos den superfície.

O atual território da Polónia foi determinado após a Segunda Guerra Mundial pelas potências vitoriosas. Na sequência das decisões delas, a Polónia perdeu cerca de 20% da sua superfície de antes da guerra.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Geografia da Polônia

A  paisagem da Polónia consiste quase inteiramente em terras baixas da planície da Europa do Norte, com uma altitude média de 173 metros, embora os Sudetos (incluindo o Karkonosze) e os Cárpatos (incluindo os montes Tatra, onde se encontra o ponto mais alto da Polónia, o Rysy, com 2 499 m de altitude) constituem a fronteira Sul. Vários grandes rios atravessam a planície, nomeadamente o Vístula (Wisła), o Oder (Odra), o Wadra, e o Bug Ocidental. A Polónia contém ainda mais de 9 300 lagos, especialmente no norte do país. A Masúria (Mazury) é a maior e mais visitada região lacustre da Polónia. Sobrevivem restos das antigas florestas: veja a lista de florestas na Polónia.
A Polónia tem um clima temperado, com invernos frios, encobertos e moderadamente severos, com precipitação frequente, e verões suaves, com aguaceiros e trovoadas frequentes.