Páginas

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Cultura da Guatemala

Um dos aspectos cultural os mais intrigantes é a variedade infinita e exótica do artesanato e roupa tradicional da população Maia de Guatemala. A música e a dança tradicional caracterizam também em muitos festivais religiosos Maias ;

Gastronomia:Na culinária cotidiana da Guatemala o milho é rei e senhor: Tortilhas, Tamalintas, Pishtones, Tacos, Enchiladas, Chuchitos, etc., têm o milho como ingrediente principal.

Religião:Predomina o catolicismo, embora a igreja não seja oficial. Há também uma minoria judaica e diversas denominações protestantes.

Literatura:A figura de maior destaque nas letras guatemaltecas é Miguel Ángel Asturias, que recebeu em 1967 o Nobel de Literatura. Seu interesse pelas raízes do povo se expressa em todas as suas obras, com freqüentes alusões a mitos indígenas.

Artes:O contraste entre o estilo de vida moderno da cidade de Guatemala, capital e centro da vida cultural do país, e os costumes e tradições dos descendentes do povo Maia, dotam o país de uma grande diversidade cultural e artística.

Feriados nacionais importantes: 1 de Janeiro - Ano Novo; 28 de Março - Quinta-feira Santa; 29 de Março - Sexta-feira Santa; 1 de Maio - Dia do Trabalhador; 30 de Junho - Festa do Exército; 29 de Julho - Visita do Papa; 15 de Agosto - Assunção de Nossa Senhora; 15 de Setembro - Dia da Independência; 20 de Outubro - Festa da Revolução; 1 de Novembro - Dia de Todos os Santos; 24 de Dezembro - Véspera de Natal; 25 de Dezembro - Dia de Natal; 31 de Dezembro - Réveillon do Ano Novo.

Festivais: A Semana Santa na Antígua é a mais importante. Carpetes alegre, feitos de serragem e flores são postos ao longo da procissão. Outros festivais incluem o Dia dos Mortos (o primeiro de Novembro) celebrações em Todos Santos Cuchumatan (espetacular corrida de cavalos) e gigantescos papagaios de papel em Sacatepequez de Santiago; Festival das Orquídea em Cobán em Novembro; Festa Religiosa de Santo Tomás em Chichicastenango em Dezembro.












6 comentários: