Páginas

sábado, 21 de agosto de 2010

História da polônia e a Segunda guerra mundial

A Polônia é povoada por eslavos no século I da Era Cristã. Em 966, um dos chefes tribais, o Duque Mieszko I, estabelece seu poder sobre a região, aceita o batismo católico e torna-se o primeiro rei da Polônia.
Entre os anos 1038 e 1039 eclodem insurreições contra os príncipes e a nova religião. O enfraquecimento do governo possibilita a conquista do território pela Ordem dos Cavaleiros Teutônicos, só derrotada na Batalha de Grünwald, em 1410.

A exportação de excedentes agrícolas fortalece o regime de servidão e a aristocracia latifundiária. A dinastia hereditária é então substituída por uma Monarquia na qual o rei é escolhido pelo Sejm – assembleia da aristocracia. A instabilidade daí resultante torna-se pretexto para intervenções dos países vizinhos...
Na segunda metade do século XVII, os suecos invadem o país. Contra eles unem-se austríacos, russos e dinamarqueses. As lutas que se seguem arruínam a Polônia e matam um terço da população.
No final do século XVIII, um amplo movimento por reformas resulta na adoção de nova Constituição, abrindo o Sejm à burguesia comercial e reinstalando a Monarquia hereditária.

A Polônia na segunda guerra mundial

Em 1939, a Polônia foi invadida pela Alemanha nazista e União Soviética, iniciando a II Guerra Mundial. As duas potências dividiram a Polônia entre elas; com a Alemanha ocupando todo o país depois da invasão da Rússia em 1941.

Durante a guerra, a Polônia sofreu terrivelmente, mais de 6 milhões de poloneses, metade de seus judeus, foram mortos. Nota: O filme Katyn (Paramount Pictures, 2009), o massacre não revelado da Segunda Guerra Mundial, narra que no início da guerra, por ordem dos nazistas, o exército polonês é aprisionado pelos russos, os quais foram assassinados na Floresta Katyn...


Depois da invasão de 1939, o governo polonês operou no exílio, em Londres, e foi reconhecido pelos aliados do leste. Então, durante 1941 a 1945, selos foram emitidos para uso em cartas postadas por mercadores poloneses e navios de guerra.

Emissões provisórias locais da II Guerra Mundial foram remarcadas em selos alemães de 1944-45: Brwinow, Bystrzyca Klodzka, Konskie, Krakow, Legnica, Lezajsk, Leki Szlacheckie, Niezabitow, Rudnik, Siedlce, Warsawa, Wawolnica, Wegrow, Zamosc.
Quando as forças soviéticas ocuparam a Polônia durante 1944-45, um governo mais maleável foi estabelecido pelos russos. Depois da II Guerra Mundial, as 1939 aquisições da União Soviética foram reconhecidas pelo novo regime polonês...
Em 1947, o regime comunista foi finalmente estabelecido e começou o programa de socialização... Parece que em 1952 foi emitido o primeiro selo como República Popular da Polônia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário