Páginas

domingo, 8 de agosto de 2010

População da Polônia

Segundo os dados do ano de 2003, no território da República da Polónia viviam 38,191 milhões de pessoas. Em termos de população, a Polónia ocupa o 29.º lugar no mundo e o 8º na Europa.

Em 2003 as mulheres constituíam 51,7% da população, e os homens, 48,3%. Isto significa que a cada 100 homens correspondiam 107 mulheres. Imediatamente após a Segunda Guerra Mundial, em 1946, à mesma quantidade de homens correspondiam 118 mulheres. Nas cidades vivem 61,8% dos cidadãos, e no campo, 38,2%, o qual quer dizer que a cada cem pessoas que vivem no campo correspondem 162 habitantes das cidades. Tanto nas cidades como no campo a proporção existente entre o número de mulheres e o de homens dá vantagem às mulheres, embora este fenómeno seja mais patente nas cidades

Desde há alguns anos aumenta na Polónia a esperança média de vida, e as previsões são optimistas. Prevê-se que para o ano de 2025 a esperança média de vida terá aumentado dos atuais 69 anos para 74 anos no caso dos varões, e dos atuais 78 anos para 81 anos no caso das mulheres.O cidadão médio tem hoje quase 35 anos (mulher – 37 anos, varão – 33 anos). Com o passar do tempo a taxa de natalidade cai e a quantidaade de polarcos casados diminui e a de divórcios aumenta, junto com a idependencia da mulher que hoje tem a média de apenas perto dos 30 anos ( já mais madura ) elas começam a ter filhos.
Com tantas mudanças a Polônia ainda exibe marcas da Guerra, onde a maioria da sua popualação é homogenia graças ao grande número de assassinatos nessa época que causaram uma grande mudança nas etnias que lá antes viviam. As migrações forçadas, novas fronteiras e o exterminio de 6 milhões de pessoas foram os principais motivos para essa grande mudança. Estima-se que hoje em dia de 14 a 17 milhões de Polarcos vivam fora da Polônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário