Páginas

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Economia da Guatemala.

A Guatemala é um país com uma economia assente, sobretudo, na agricultura, que, não só emprega metade da população ativa, como representa 25% do PIB e 60% das exportações. As principais produções agrícolas são o café, o cardamomo (planta aromática e de aplicação terapêutica), a cana-de-açúcar, a banana, o feijão, os legumes e o algodão. A criação de gado para exportação tem igualmente um peso económico significativo. Graças principalmente aos incentivos governamentais dados ao turismo, o sector terciário tem visto a sua importância aumentar.
 Quanto à indústria, apesar de ser a mais desenvolvida da América Central, encontra-se ainda numa fase de desenvolvimento onde as indústrias transformadoras de alimentos, de produtos farmacêuticos, da borracha e de têxteis e a indústria ligada à construção civil têm desempenhado um papel importante. Os principais parceiros comerciais da Guatemala são os Estados Unidos da América, o México, El Salvador e as Honduras.
 A agricultura emprega 38,7 % da população ativa e constitui 22,2 % do PIB (2006). Deve-se, justapondo dois modos de produção. O café, a bengala à açúcar e a banana, produzidos em grandes exploraçõesla côte Pacifique, são destinados à exportação, A silvicultura é um importante setor da economia, as florestas o do Guatemala que produzem madeira.
 A produção mineira permanece fraca apesar da exploração diversos minérios (níquel, em redor do lago Izabal, cobre, antimónio, tungsténio, de chumbo e zinco). A extração do petróleo começou em 1975 no norte do país.
A unidade monetária do Guatemala é o quetzal, dividido em 100 centavos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário