Páginas

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Guatemala: História e sua Política

  A Guatemala é o berço da civilização maia, cujo centro era a região de Petén, o que justifica as características únicas da cultura guatemalteca no quadro da cultura centro-americana. De 2500 a. C. até ao século X d. C., os Maias viveram uma era florescente, entrando depois em declínio até serem subjugados pelo conquistador espanhol Pedro de Alvarado, em 1523. O período de domínio espanhol, marcado pelo fraco desenvolvimento comercial, durou até 1821, ano da declaração da independência das colónias centro-americanas feita na Cidade da Guatemala, sendo a Guatemala, no entanto, anexada pelo Império mexicano até 1823, passando depois a fazer parte das Províncias Unidas da América Central até 1839. Em 1871 teve início uma revolução que culminou com a subida ao Poder de Justo Rufino Barrios em 1873, que iniciou um programa de desenvolvimento económico baseado no investimento em grandes propriedades produtoras de café. A Barrios sucederam-se duas ditaduras: a de Manuel Estrada Cabrera (1898-1920) e a de Jorge Ubico (1931-44), caracterizadas pelo despotismo político interno e pelo favorecimento dado aos investidores norte-americanos.


 
 Em 1945, uma coligação democrático-liberal, liderada por Juan José Arévalo, instituiu um quadro de reformas políticas e sociais que favoreciam os trabalhadores urbanos e os camponeses, retirando poderes aos grandes latifundiários e aos militares.
 
 Nas eleições de 1970, impôs uma política de extinção de todos os opositores, quer de partidos políticos, quer das guerrilhas rural e urbana. A descoberta de reservas petrolíferas nos finais da década de 70, no Norte da Guatemala, criou uma crise entre este país e o Belize (na altura chamado Honduras Britânicas), pois acreditava-se que as reservas se estendiam para aquele território.
 Até 1985, todas as eleições foram monopolizadas de modo a manter os militares no Poder,foi eleito o primeiro presidente civil dos últimos 15 anos - Marco Cerezo. Contudo, em vez de apaziguar o país, Cerezo promoveu o ressurgimento dos esquadrões da morte (muito activos durante as presidências militares), o que provocou a formação, por parte das várias guerrilhas, da União Revolucionária Nacional Guatemalteca (URNG). Marco Cerezo teve, também, de enfrentar várias tentativas de golpe de Estado levadas a cabo pelos militares, para além da crescente insatisfação popular. 
  Nas eleições de 1991 foi eleito presidente Jorge Serrano Elías, que cedo estabeleceu diálogo com a URNG de modo a pôr termo à situação de guerra vivida no país. Esta iniciativa, no entanto, causou reacções violentas por parte da ala direita através de acções perpetradas pelos esquadrões da morte.
  A hoje a Guatemala é uma república presidencial governada pela Constituição de 1985. Marcando o regresso dos civis ao poder, é aplicada desde 1986.

Nenhum comentário:

Postar um comentário